PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Instituto Multicultural Crystal, de caráter comunitário, está voltado para a promoção da educação e cultura libertárias através da autogestão em todas as suas dimensões: política, pedagógica e financeira. O processo ensino e aprendizagem tem implementação gradativa, onde educadores, educandos, pais, funcionários e comunidade compartilharão a responsabilidade pela gestão escolar.

Nosso objetivo é o de desenvolver a singularidade humana e a responsabilidade social dos indivíduos, através da participação nas decisões. Promovendo um ambiente que estimule a construção da autonomia, tanto individual como coletiva, respeitando as necessidades espontâneas e o ritmo particular dos envolvidos. Buscamos a transformação das relações entre pessoas, num processo educativo horizontal, rompendo com as tradicionais formas de organização escolar, hierárquicas, coercitivas e diretivas, onde o controle está centralizado na figura do professor e do diretor.

Entendemos que o processo educativo passa pela apropriação, por parte do educando, de sua própria trajetória de aprendizado. Para que isso ocorra, na Crystal, os educandos participam no planejamento do seu cotidiano, seus desejos de atividades e projetos norteiam o educador no desenvolvimento e organização do plano pedagógico, desde sua entrada no grupo. Dessa forma é possível desenvolver a responsabilidade pelas escolhas e decisões individuais, fortalecer a autoconfiança junto aos outros e valorizar de fato o comportamento ético, a necessidade de planejamento, a avaliação, a identificação dos interesses pessoais e a construção coletiva.
Os conteúdos são abordados partindo da prática, do fazer, e assimilados através de diálogos, debates, discussões, nas Rodas de Conversa onde todos têm o direito de se expressar, compartilhar saberes e emoções.

No início do ano letivo, durante as primeiras semanas, durante a adaptação do grupo, mapeamos os interesses das crianças, diagnosticamos o perfil do grupo, para, a partir daí, elaborarmos os projetos e temas diários. Para facilitar o planejamento pedagógico, definimos então um tema para cada dia da semana, uma forma de nortear o trabalho dos projetos que estão sendo desenvolvidos. Esses temas funcionam em ciclos, dependem do interesse e participação das crianças, ou seja, são variáveis, podendo ser alterados ao longo do ano, e incluem uma ou duas atividades mais direcionadas de forma a possibilitar tempo para brincadeiras livres, socialização, inclusão de atividades propostas pelas crianças, etc.

Representação Gráfica 

Instituto Multicultural  Crystal
Escola Livre Crystal

Rio Vermelho

Florianópolis / SC

contato@institutocrystal.org

Ligar para (48) 9.9169-1486