O Instituto Multicultural Crystal visa transformar o contexto das práticas educacionais e de ensino direcionadas às crianças que frequentam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (séries iniciais). Nosso propósito é valorizar a produção do conhecimento a partir das demandas e necessidades reais dos educandos, estimulando a autonomia e a criatividade, e respeitando as características únicas de cada um. O Programa Educação e Comunidade visa não apenas inserir a escola na comunidade como incentivar a inserção da própria comunidade nos processos de ensino aprendizado.
Musicalização

Na Musicalização abordamos a descoberta de movimentos, musicalidade e ritmo. Trazemos conteúdos e imagens que alimentam o universo interno da criança despertando uma intensa alegria. Nosso objetivo com essas atividades é sensibilizar as crianças pelo gosto musical estimulando a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social da forma prazerosa que a música oferece. Alguns momentos incluem brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons; diferenciar diversas fontes sonoras, explorar as possibilidades do movimento corporal; desenvolver a memória musical, desenvolver a percepção auditiva e conhecer diferentes instrumentos.

Também incluímos a musicalização nas práticas de rotina: quando chamamos para as atividades, na hora de guardar os brinquedos, lavar as mãos e no ritual do lanche.

Culinária

 

A Culinária proporciona nas crianças a construção da autonomia e o desenvolvimento de hábitos saudáveis, conhecendo a diversidade de nutrientes, cores, sabores, odores e texturas que ajudam a criar experiências mais ricas para si e com o outro. . Fazemos a higiene das mãos, colocamos as faixinhas para os cabelos, feitas e decoradas pelas próprias crianças, e iniciamos as atividades.

Essas atividades possibilitam trabalhar de forma multidisciplinar, vivenciando diversos conteúdos escolares. O Português, por exemplo: além da linguagem oral (por meio da leitura das receitas e dos rótulos das embalagens), as crianças interpretam os símbolos, despertam o interesse pelas letras e assimilam a função social da escrita. A Matemática: trabalhamos as unidades de medidas (quantidade, peso, tempo, temperatura, entre outros). Ciências: a utilização de ingredientes variados possibilita conhecer e discutir suas origens, datas de validade, tipos de embalagens, e principalmente os cuidados que devemos ter na cozinha ao lidar com a eletricidade, calor e objetos cortantes. Apresentamos os utensílios e enfatizamos as medidas de segurança e, após o concluirmos a preparação, saboreamos nossas receitas no lanche!

Atividades Bilíngue

A criança que bem cedo é exposta a outro idioma adquire facilidade para, no futuro, relacionar-se com o próximo, ampliando a capacidade para a compreensão social de outras culturas. O trabalho com outras línguas aprimora a capacidade de ouvir e falar; propicia flexibilidade ao pensamento, desenvolve a habilidade de síntese e fortalece a concentração.

Na Crystal o contato com as línguas estrangeiras se dá de forma não intelectual, mas explorando a musicalidade da língua e o uso cotidiano. Trabalhamos a aquisição de outros idiomas dessa forma espontânea e natural, incluindo na rotina das crianças palavras e frases em Inglês e Espanhol para oferecer água, pedir licença, chamar para perto, comer as frutas, etc. Fazemos também brincadeiras, lemos histórias e cantamos músicas, além de disponibilizar livros em diferentes idiomas e apresentar cada cultura através da arte, culinária e celebrações típicas, como por exemplo o Halloween.

 
 

Projeto Escola Livre Crystal

O Projeto Escola Livre Crystal é o coração do IMC, uma vez que é o projeto de origem do Instituto.  Nossa proposta pedagógica busca pôr em prática todas as orientações mais atuais sobre a educação de qualidade. O nosso processo de educar consiste então em resgatar a unidade do trabalho escolar e garantir uma escola de qualidade social com centralidade no estudante e na aprendizagem.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DIA A DIA
Ao chegar, as crianças são acolhidas pelas educadoras. Na Educação Infantil, os pais e mães têm liberdade de entrar e brincar um pouco com seus filhos e colegas no ambiente escolar. Esse primeiro momento é destinado ao reconhecimento do espaço, reencontro com os amigos e ambientação, onde o livre brincar e a socialização são estimulados. Por volta de 14:30 hs as crianças são chamadas, através de uma música, para uma Roda de Conversa onde, além de conversas informais, são apresentados e discutidos com o grupo as propostas de atividades do dia. Normalmente esse momento já serve de introdução para a atividade que se segue, e são utilizados recursos como leitura de um conto, ou poesia, instrumentos musicais ou quaisquer outros materiais que estimulem a curiosidade das crianças em relação às atividades. Após a atividade direcionada, as crianças são liberadas a brincar enquanto as educadoras concluem a atividade e o lanche é preparado para ser servido. Novamente, através de cantigas de músicas convidamos às crianças a guardarem os brinquedos e lavarem as mãos. O ritual do lanche é feito como nas Escolas Waldorf, com música de agradecimento e uma vela acesa durante a refeição. Após o lanche, as crianças levam seus utensílios à cozinha, lavam as mãos, utilizam o banheiro e é nesse momento também que as fraldas são trocadas. Às vezes as atividades direcionadas ocorrem após o lanche. Próximo do horário de chegada das famílias, priorizamos as rodas de leitura e contação de histórias, atividades que acalmam as crianças para estarem prontas para receberem os pais.
Jardinagem e Passeios 

 

Na horta, as atividades envolvem o manejo básico em fins de tarde e muita rega. Os passeios, além das dunas, até a região dos pinheiros, mais sombreada, e quando. após uma chuva, com a água dos lençóis ainda acumulada na superfície, o banho na piscina natural em uma tarde quente pode ser uma grande surpresa. O auge de um passeio desperta a curiosidade e muitos questionamentos: nada melhor que uma divertida brincadeira em meio a natureza para aprender sobre ciências e meio ambiente. Uma experiência inesquecível...

Passeios 

 

Os passeios proporcionam uma experiência rica e potente. Caminhar pela natureza de forma mediada nos faz perceber um mundo vivo que se transforma a cada instante. As crianças percebem a diversidade de texturas, inclinações e obstáculos: vivenciam e descobrem o mundo real, com sensações e experiências reais enquanto se conectam com a natureza. As caminhadas também desenvolvem o pensamento crítico e valores de cidadania: ao apresentarmos o entorno da instituição enquanto refletimos sobre as diferentes formas da ocupação humana no meio; ao tomarmos consciência da realidade de diferentes famílias e espaços públicos; ao se estabelecer relações com vizinhos e moradores do bairro ampliando referências e exemplos de diferentes formas de ser e atuar em sociedade. Questionamos nosso papel e nossas atitudes de forma a efetivar os valores de responsabilidade social, solidariedade e inclusão da diversidade. 

 
 
Jardinagem

 

Juntamente com os passeios, as atividades de jardinagem despertam na criança a importância da relação do ser humano com o meio ambiente. Ao vivenciar as diversas etapas do crescimento de uma planta na horta e no jardim, a criança fortalece suas próprias forças evolutivas e desenvolve uma atitude de respeito e veneração à natureza. As crianças passam a conhecer uma variedade de plantas, ervas e chás, e aprendem como cultivar seu próprio alimento. O contato com a terra também acalma, alivia tensões e desenvolve a inteligência emocional. Essas atividades práticas se relacionam com outras áreas do conhecimento e contribuem para o interesse e a aprendizagem significativa das crianças.

Rodas de Leitura

 

Através da leitura e contação de histórias, incentivamos o hábito e o amor pelos livros. O foco está em despertar o interesse, a curiosidade e a imaginação. Antes de ensinar a ler, é preciso desenvolver o prazer da leitura. Também utilizamos a história como um excelente recurso pedagógico para introduzir as atividades, focando no desenvolvimento pleno da criança. Nosso objetivo é propiciar cultura, conhecimento, e valores. Os livros em vários idiomas (português, inglês e espanhol) são adequados às diferentes faixas etárias e organizados para facilitar o acesso e em acordo com os interesses e habilidades das crianças. Utilizamos a roda e contação de histórias em diferentes momentos: desde a introdução ou ilustração das atividades, quando as crianças pedem e também no final do dia, enquanto aguardamos a chegada das famílias.

Artes e Trabalhos Manuais

 

Através das atividades artísticas e trabalhos manuais, as crianças assimilam os conteúdos, vivenciam sentimentos, retratam emoções e pensamentos, desenvolvem a imaginação e a criatividade, a capacidade de agir, transformar o mundo ao construir algo com as próprias mãos. Cultivam atitudes de colaboração, contemplação, desenvolvem o senso estético e as habilidades motoras.

 
 
Instituto Multicultural  Crystal
Escola Livre Crystal

Rio Vermelho

Florianópolis / SC

contato@institutocrystal.org

Ligar para (48) 9.9169-1486